quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Classificação tipológica de: «Memorial do Convento»

- romance histórico, embora haja uma narração subjectiva, estamos perante a reconstituição de ambientes e feitos da sociedade portuguesa do séc. XVIII; a sumptuosidade da corte de D. João V, a Inquisição, o povo observados como tijolos de construção do convento. Como fundamentos históricos podemos referir: a Guerra da Sucessão espanhola, a imponente dramatização dos autos-de-fé e a sua barbárie, a construção do convento, os esponsais da Infanta Maria Bárbara, a construção da Passarola, entre outros.
- romance social, seguindo uma linha neo-realista, o autor dá relevância à realidade social, denunciando e criticando as desigualdades entre as classes sociais, a opulência do rei em contradição à extrema pobreza do povo oprimido, a repressão, o medo e a violência do auto-de-fé, destacando-se, assim, como crónica de costumes. Estamos, pois, perante um romance de «intervenção».
- romance de espaço, enquanto romance que reconstitui cenários que caracterizam a época e o ambiente histórico, apresentando vários quadros sociais que permitem um melhor conhecimento do ser humano. Veja-se os cenários de Lisboa e os lugarejos e aldeias limítrofes.

Sem comentários:

Enviar um comentário