terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O épico de Brecht

Bertolt Brecht (1898-1956), poeta e dramaturgo alemão.

Dava grande importância à dimensão pedagógica das suas obras de teatro. Defendia a distanciação entre espectador e as personagens, sendo contrário à passividade do espectador, a sua intenção era formar e estimular o pensamento crítico do público. Para isso, servia-se de efeitos de distanciamento, como máscaras, entreactos musicais ou painéis nos quais se comentava a acção. Procurava despertar no espectador uma tomada de consciência. Sendo um autor de comprometimento político, com ideais marxistas, rompe com o teatro naturalista. Para ele, Teatro é comprometimento, com objectivo de mudar a sociedade. Para ele, «O Teatro não está ao serviço do poeta, está ao serviço da sociedade».

Samuel Beckett (1906-1989), Prof. Univ. em França; dramaturgo irlandês.

Um dos fundadores do teatro do absurdo, é considerado um dos principais autores do século XX. Com «Esperando Godot», Beckett iniciou, ao mesmo tempo que Ionesco, o teatro do absurdo. As suas personagens reflectem um mundo onde não se acredita no universal e no divino transcendente, no qual o homem é deixado sozinho e sem nenhum suporte de fé, daí tudo ser válido para um entendimento do mundo, donde o absurdo se pode afigurar como uma resposta válida para a angústia do homem. Em 1969, Beckett ganhou o Prémio Nobel de Literatura. Cultivou temas como a solidão, o isolamento, o sofrimento.

John Osborne (1929-1994), dramaturgo inglês.

Ligado ao movimento dos «rapazes zangados» «angry young men». Com a obra «Look Back in Anger» (1956) revolucionou o teatro Inglês. É uma declaração de guerra absurdo. Uma declaração de guerra contra um império em decadência (anos 50). Apresenta como causas; a nostalgia, a depressão e perda de notoriedade de Inglaterra. No seu mais famoso jogo, Osborne castigou a hipocrisia da classe média baixa, com o seu humor «excoriating». Era contra o «Establishement», procurando pôr em causa as bases do poder tradicional, visava a reforma social.

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